planeamento e trilha

Subida a Montanha do Pico

o nosso dia de aventura

É um prazer convida-lo a juntar-se nesta aventura até o cume da Montanha do Pico! Esta é a experiência mais icónica e marcante dos Açores,  perfeita para quem tem bom condicionamento físico, mesmo sem nenhuma experiência de montanhismo. 

O nosso ponto de encontro oficial será a Casa da Montanha 1200 metros onde faremos um briefing com o grupo completo, vamos revisar se todos estão com o equipamento necessário e adaptado ao dia de escalada e receberemos os nossos localizadores para começar a nossa jornada de aproximadamente 7 horas até os 2351 metros e retorno. 

O trilho oficial tem aproximadamente 8km de extensão e é todo realizado sobre rocha vulcânica e inclinação média de 30%, prometendo desníveis desafiadores. O trilho de retorno é praticamente o mesmo, com alguma variação acima dos 2000 metros.

Iniciaremos na vertente Oeste da Montanha e a primeira etapa do trilho dura entre 20 e 30 minutos até os 1300 metros. É importante que todos os participantes do grupo concluam esta parte sem dificuldades. A alteração intensa no padrão respiratório e/ou falta de equilíbrio são sinais de alerta, pois esta é uma amostragem do desnível e do tipo de terreno que teremos nas próximas horas na Montanha do Pico.

A próxima etapa, entre 1300 e 1700 metros, não apresenta grande dificuldade por ser uma zona onde caminhamos horizontalmente a Sul, mas o trilho entre 1700 e 2000 metros terá trechos muito escorregadios, com pedras soltas e desníveis que irão exigir toda a nossa atenção.

Chegando aos 2200metros vamos descansar na cratera  por alguns minutos antes do ataque ao cume, o famoso “Piquinho”. Esse cone lávico é intimidante a primeira vista. Ele fica posicionado dentro da cratera e possui fumarolas permanentes que não vão te deixar esquecer que estas no topo de um vulcão.

A escalada do Piquinho tem aproximadamente 30 minutos de duração e é feita um pouco diferente da anterior, aqui vamos usar de apoio as nossas mãos, devido ao grau de inclinação e as pedras soltas, mas não se preocupe pois os guias conhecem cada pedra e irão lhe conduzir de forma tranquila e segura também nessa etapa final.

Finalmente a sensação incrível de chegar ao Topo de Portugal! Aqui teremos todo tempo para respirar profundo e desfrutar o momento da melhor forma o possível, seja contemplar, relaxar ou bater muitas fotos.

 

O momento onde tudo vale a pena! Se o dia estiver com pouca nebulosidade, poderemos ver até 5 ilhas do Grupo Central dos Açores: Faial, Sao Jorge, Graciosa, Terceira e; é claro, a Ilha do Pico.

 

Muitos suspiros, sorrisos e comemorações depois, vamos iniciar a nossa descida. Esta e a parte da aventura mais temida pelos participantes, mas garantimos que com os nossos indispensáveis bastões e concentração, tudo corre perfeitamente.

 

A descida possui menos paragens para manter a musculatura das pernas sempre ativa e também por que nessa fase a motivação tende a baixar. A inclinação acentuada, vai fazer você e os seus joelhos relembrarem da subida por vários dias, principalmente ao subir escadas. 

 

De volta a Casa da Montanha, o nosso ponto de partida, a sensação de missão cumprida que vai te acompanhar pelo resto da vida, sabendo que você sempre pode mais do que imagina!

 

Se voce acha que esta preparado para essa aventura… Lets GO, GO CLIMB!

 

 

* O acesso a Reserva Natural da Montanha do Pico tem uma capacidade máxima de carga e 320 pessoas por dia e 160 pessoas em simultâneo, por esse motivo ressaltamos a importância de efectuar a reserva completa com dados pessoais na maior brevidade possível para garantir o acesso.

 

Leia a Politica de Cancelamento.

 

As vagas disponíveis na Reserva Natural da Montanha do Pico se preenchem em pouco tempo, principalmente para as subidas durante os meses de Julho e Agosto.

 

Subida a Montanha do Pico

EQUIPAMENTO NECESSáRIO

O equipamento é um dos fatores fundamentais para uma atividade segura e por isso os participantes poderão ter o acesso à montanha vetado, caso não possuam os itens obrigatórios (assinalados abaixo com *).

 As condições climatéricas na Montanha do Pico são muito instáveis e a trilha longa, por isso considere protecçao para calor, radiaçao solar, frio e chuva, independentemente da opçao de subida ou epoca do ano.

itens necessarios sempre

itens em caso de tempo instavel

alimentaçao sugerida

dê preferencia

evite usar

Corpo e Mente preparados

condicionamento físico

A Subida à Montanha do Pico é recomendada apenas para pessoas com estilo de vida ativo e que incluem atividades físicas na sua rotina diária.

 

Ao contrario do Everest, o condicionamento fisico e psicológico necessário para chegar ao cume da Montanha do Pico pode ser alcançado em alguns meses de treino e empenho. Por esse motivo, incentivamos aos nossos clientes menos ativos que encontrem uma atividade física exigente e que tenham gosto em fazer e treinem por 3 ou 4 meses antes de realizarem a atividade.

 

Atividades sugeridas para treinos de 3 vezes por semana:

Treinos de corridas de mínimo 5km 

Treinos de bicicleta indoor ou outdoor de 10km 

Jogos de voléi, futebol, ténis, ginásio, etc.

 

Dica importante: Evite os elevadores e as escadas rolantes e opte pelas das escadas!

 

Casos específicos conforme listados abaixo deverão contactar previamente a GO Climb a fim de encontrar a melhor opção para a sua subida: 

 

Jovens de +60 anos

Crianças com idade inferior a 10 anos

Condições físicas específicas como ma formação dos membros inferiores, cirurgias recentes, outros. 

Condições de saúde especificas como cardíacos, diabéticos, outros casos.

 

Consulte o seu médico antes de se inscrever na atividade e seja claro com o guia sobre a sua condição física. 

 

Subidas privadas normalmente são a melhor opção para as pessoas que não sabem se tem condições de atingir ao topo ou precisam de horas a mais do que o normal. Haja com respeito pelo seu próprio corpo e pelo resto do grupo.

 

Subida a Montanha do Pico

politica de cancelamento

EM CASO DE CHUVA:

Em caso de chuva no dia da experiência, vamos nos esforçar ao máximo para reagendar a sua atividade. Caso não tenha outras datas a trilha será substituída por um tour todo o terreno ou expedição a grutas desconhecidas. 

Gostaríamos que entendessem que deixamos de aceitar outro grupo por ter o dia já reservado com o seu.

O valor também poderá ficar como crédito para ser utilizado em 1 ano ou reembolsado.

DEVOLUÇÕES EM CASO DE DESISTÊNCIA:

07 dias antecedentes a subida – 100% do valor depositado
05 dias antecedentes 
a subida – 50% do valor depositado
03 dias antecedentes 
a subida – 30% do valor depositado
Com menos de 3 dias antes 
a subida – 00% do valor depositado

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish